Toresco

Ponta de lápis partida!

quarta-feira, junho 30, 2004

Isaac da Costa era filho de um rico judeu português, vivido na Holanda de 1798-1860. Em 1822 abraçou o Cristianismo e veio a ser o campeão do calvinismo ortodoxo. Reinava nos círculos "evangélicos" um espírito de indiferentismo que Costa alterou com o início de uma pregação dinâmica, resultando numa revivificação entre pregadores e professores da Igreja oficial e em muitos membros de outras igrejas.
Era bom que hoje, um outro português brilhasse de novo no campo holandês, desta vez para fazer passar a Selecção à final do Euro 2004.

segunda-feira, junho 28, 2004

A velocidade com que tudo acontece está a deixar as nossas consciências cristãs ainda mais atrasadas. Tal como acontece quando não conseguimos responder, acontecerá quando tivermos de mostrar opinião e opção. Ainda hoje, não sabemos responder bem ao problema do divórcio, já pouco recente nas nossas comunidades espirituais! Quantos anos levaremos para nos entendermos quanto às famílias com duas mães, parelhas homossexuais, inseminações artificiais caseiras, etc.? Nós, inseridos em comunidades espirituais locais, não aceitamos bispados apologéticos (um termo meu para designar as declarações dos religiosos que só se ouvem a si mesmos), contudo, é bom que nos instruamos acerca. Porque mais tarde ou mais cedo a "sorte" bater-nos-á à porta. O futuro tenderá a dizer que cada vez haverá menos pessoas devidamente inseridas nas comunidades espirituais. A maior parte das vezes porque ouvir as declarações da "oração do pecador" não chegará. Exigirá das comunidades espirituais muito mais.

segunda-feira, junho 21, 2004

Recentemente, falou-se muito de Aristides de Sousa Mendes (agora chamam-lhe "um bom católico"; na altura a Igreja Católica Romana não lhe conferiu tamanhos atributos). É notável a sua coragem e ousadia, a conformidade com a sua consciência marcada por valores humanos nobres.
Um outro "Aristides" aparece na História Bíblica de quem ninguém fala. O seu nome era Obadias e viveu nos malogrados dias do rei Acabe e da sua desalmada mulher Jezabel. Foram, provavelmente, os dias de maior pobreza espiritual em toda a história do povo judeu os vividos no período deste rei de Israel. Jezabel, através do casamento, tinha-se movido com "armas e bagagem" para Israel e com ela trouxe todo o "consultório espiritual" do deus a quem servia. Foi uma invasão notável! Depois, veio a caça ao profeta do Deus verdadeiro. É aqui que entra Obadias! Ele era administrador do palácio do rei Acabe e quando é feita perseguição aos profetas do Senhor, Obadias protegeu e salvou 100 profetas, escondendo-os em grupos de cinquenta em dois buracos, fornecendo-lhes comida e água. Ele arriscou demasiado a sua vida a favor dos verdadeiros profetas de Deus. Alguns atreveriam-se a, interessadamente, chamar-lhe um "bom católico". O texto limita-se a dizer que "Obadias era um fiel adorador do Senhor Deus" e que "desde menino tenho sido um fiel adorador de Deus, O Senhor" (NTLH). A história está no 1º Livro de Reis, capítulo 18 e convêm lê-la.

sábado, junho 19, 2004

Falando de adoração verdadeira, eu creio que enquanto estamos neste corpo será a melhor oportunidade para que adoremos a Deus de forma criativa. No Céu, imitaremos os anjos, certamente. Será uma adoração mais orientada, completamente despida de limitações. Mas a virtude está em saber que hoje, limitado pela minha natureza humana e uma carnalidade que ainda me oprime, eu sou livre para adorar a Deus; livre para dizer a Deus as melhores palavras que encontro no meu vocabulário; livre para dizer o que penso de Deus sem estigmas nem preconceitos; livre para me expressar com completa honestidade; livre para me esvaziar do que tenho de bom e para creditá-lo para a glória de Deus. Livre para ser o que Deus quer que eu seja - um verdadeiro adorador!
É na intimidade diária com Deus que eu descubro Deus! É lidando com Deus que eu aprendo a amizade de Deus! É no confronto com as tendências mundanas e carnais que eu sinto a presença de Deus! É no exercício da fé que eu descubro o sentido das promessas de Deus! Na verdade, é quando peço que recebo; é quando busco que encontro; é quando bato que as portas se abrem.
Adorar a Deus é um acto de culto constante e permanente, na esfera religiosa e não religiosa do meu dia-a-dia. Adorar a Deus inclui o que penso, o que digo e o que faço; o que planeio e o que executo; o que almejo e o que desprezo; o que alcanço e o que recuso.

sábado, junho 12, 2004

"A bondade é algo que nos faz sentir tremendamente bem". Concordo! Algumas pessoas que conheço sentir-se-iam melhor se fizessem algo de bom pelos outros. Fazer o bem faz bem à alma. E ao sono também! "Tio, porque é que dormiste até tão tarde hoje? É porque brincaste muito comigo ontem à noite?", dizia a criancinha.

quarta-feira, junho 09, 2004

Enquanto digeria a triste notícia da partida inesperada de um político-professor, descobri em plena reunião a que assistia que sempre é possível falar de unidade pensando interessadamente em nós mesmos. Não me sinto muito bem nadando nestas águas; causam-me algum prurido no corpo.
Não posso ser indiferente ao primeiro grande acto da graça de Deus no Velho Testamento. Quando Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden por causa da sua rebeldia às ordens de Deus, foi ordenado pelo Senhor que uns querubins guardassem um lado do jardim e o outro lguardado por uma espada flamejante que circulava em movimentos rápidos de forma a impedir que o homem regressasse ao jardim. Para que a mesma "serpente", não induzisse Adão e Eva a tomarem do fruto da Árvore da Vida, que os colocaria para sempre na condição em que estavam, isto é, afastados de Deus e sem salvação possível. Que tremendo acto de graça! É que o Salvador já havia sido prometido e somente Ele reunia condições para resgatar o ser criado por Deus do seu estado de afastamento espiritual.

segunda-feira, junho 07, 2004

Não posso deixar de reagir às propostas de Neale Donald Walsch na "Nova Espiritualidade-Os Cinco Passos Para a Paz". Ele sugere "ferramentas que as pessoas podem usar para alargar os seus sistemas de crenças para incluirem novos entendimentos espirituais sem desistirem da sua fé". Um dos grandes problemas de Neale é convencer-se que está nas mãos dos homens a transformação do mundo em que vivemos. Seria preciso uma mobilização do tamanho do mundo! Ele falha numa premissa: "O homem torna-se elemento transformador quando se deixar transformar". Mas não por uma espiritualidade qualquer!

sexta-feira, junho 04, 2004

Compartilho a mensagem semanal do "Minutos de Esperança" (219457202)
As palavras "Estás convocado" foi o slogan escolhido para o maior acontecimento desportivo já alguma vez realizado em Portugal, o EURO 2004. Os dirigentes, jogadores e responsáveis do Governo desejam que um número grande de pessoas possam assistir e acompanhar os jogos deste Campeonato. Muitos estarão nos belos estádios, outros assistirão através da televisão. Todos somos convocados a participar.
"Estás convocado" é uma frase que também encontramos na Bíblia. As palavras são outras mas têm o mesmo sentido e estão registadas no 2º Livro aos Coríntios, capítulo 5 e versículo 10 e são as seguintes: "Porque todos nós temos de comparecer perante o tribunal de Cristo para sermos julgados por Ele". Por outras palavras "Estás convocado".
O tempo que vivemos nesta Terra é uma oportunidade para buscarmos Deus, de Quem estamos afastados por causa dos nossos pecados e faltas, até o momento em que O buscamos com sinceridade e O queremos para fazer parte das nossas vidas. A maioria das pessoas só pensa em Deus quando as coisas correm mal. Estas pessoas têm uma falsa ideia de Deus. O verdadeiro Deus é uma Presença para todos os momentos. De facto, a vida não faz sentido sem Ele! No decorrer da nossa vida nesta Terra, em alguma altura seremos convocados para comparecer perante Deus. Essa convocação não virá por carta, nem será anunciada por outra via. É uma surpresa! Não será um tempo em que agiremos como espectadores mas sim como participantes activos. Somos nós que estaremos em campo não para jogar, porque esse jogo já aconteceu enquanto vivemos, mas para receber o prémio que representa a nossa vida. Você, eu e todas as pessoas, seremos convocados para nos apresentarmos diante de Cristo. Nesta convocação iremos ouvir a resposta final sobre o valor que demos à vida que Deus nos deu para viver e ao valor que demos a Deus e ao amor de Jesus Cristo, Seu Filho, quando morreu na cruz pelos nossos pecados. Seremos convocados pelo próprio Deus a nos apresentarmos a um encontro do qual não podemos fugir. Qual será a resposta de Deus para si? A Bíblia fala de apenas duas respostas: "Bom e fiel servo" ou "Mau e negligente servo". Prepare-se para esta convocação! Leve Deus a sério! Procure conhecer melhor este maravilhoso Deus e a Seu Filho Jesus Cristo. Você pode conhecê-lO através da Bíblia.

quinta-feira, junho 03, 2004

Comentário político. A qualidade da campanha política para as europeias traduz a qualidade do país. O código de barras está correcto mas o produto está trocado.
Cada vez se faz menos bem política. As "ideias" são transformadas em ataques pessoais e o povo inteligente desacredita cada vez mais os ideais democráticos. São os políticos que se apresentam como "sepulcros caiados" mas por dentro é o que se imagina. Só falta perguntar aos candidatos se acreditam realmente na Europa Comunitária. Doutra forma, dariam maior qualidade ao debate.

terça-feira, junho 01, 2004

"Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer" (Provérbios 11.1). Deus deve estar bem triste com a nossa Nação.